10.8.11

Desafio


10 perguntas, 10 respostas, 10 amigos!
Foi o desafio lançado por Miguel Loureiro, editor do blogue contra-facção, do qual sou leitora assídua. Trata-se de um desafio literário proposto a um grupo de pessoas, editoras de blogues, no qual fui também incluída. Pelo que embrenho-me nesta corrente literária com a respectiva insegurança, valendo a pena dizer que não estarei à altura, ainda assim, é com entusiasmo e agradecimento profundo que me desafio responder. Obrigada Miguel!
Salvaguardo que a leitura não acontece com a frequência que deveria ou que gostaria. O tempo é sempre pouco e tantas são também as vezes que o pensamento divaga até sobre linhas já escritas.
Arrisco ainda dizer que são imensas as histórias reais que leio nos olhos de tantas pessoas. Pelo que o fim do dia é o refúgio apenas com espaço para um imaginário que apenas liberta sem muito absorver...




E finalmente as respostas!
1 - Existe um livro que relerias várias vezes?
Não me imagino fazê-lo na íntegra mas há vários livros de poesia que me trazem saudades e acabo por os reler pontualmente, o suficiente para os recordar.
2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Foram alguns...
3 - Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?
Talvez os diários de Miguel Torga. Já li o primeiro.
4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Muito provavelmente, “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago.
5 - Que livro leste cuja «cena final» jamais conseguiste esquecer?
Prende-me sobretudo a subtileza das coisas no decorrer do livro.
6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?
Não tinha o hábito de ler. O primeiro livro que me lembro de ler na íntegra e já era adolescente, foi “Os filhos da droga” de Christiane F.
7 - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Nenhum. Não consigo simplesmente terminá-lo.
8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.
Não posso deixar de referir, o livro “Cuidar... a primeira arte da vida” de Marie-Françoise Collière que durante o curso de enfermagem e também mais tarde já profissional me foi importante, assim como o seu também “Promover a vida”.
E as minhas preferências vão sobretudo para livros de poesia ou prosa poética.
Sou uma apaixonada por Sophia de Mello Breyner, e saliento um conto que consta no seu livro - Histórias da terra e do mar – “O silêncio”, simplesmente lindo!
Sem esquecer Al Berto, “O medo” uma compilação das suas obras, gosto verdadeiramente!
Tenho de referir de Alice Vieira “O que dói às aves”, um livro de poesia que me encantou sobre maneira, ainda hoje!
E sem esquecer, José Luís Peixoto, já li, “Nenhum olhar” e o “Livro”, adoro lê-lo!
9 – Que livros estás a ler?
Estou a ler de Isabel Abcassis Empis, “Bem-aventurados os que ousam!” e “Maça no escuro” de Clarice Lispector
10 - Indica 10 amigos para responderem a este inquérito.
Maria João Martins do PEQUENOS DETALHES; Jorge Pimenta do viagens de luz e sombra; LauraAlberto do Im.Possibilidade; Petrus do a partir da lua ; mfc do pé de meia; Márcia Magalhães do Poetar é Preciso; AC do Interioridades; equipa do Ler é viver; flor do Trespassa meu corpo e aconchega minha alma; Lilá(s) do Perfume de Jacarandá

22 comentários:

  1. Andy
    "Dever" cumprido! Realmente vamos conhecendo melhor as pessoas pelo que leem e percebendo a sensibilidade de cada um.
    Obrigado por responderes e vou fazer link amanhã.

    ResponderEliminar
  2. Querida Amiga

    Grata pelo desafio que me colocas, mas acima de tdo pela amizade que me tens. Só te poderei pagar na mesma moeda, obviamente!
    Nenhuma das tuas escolhas me surpreendeu. Intuitivamnete elas apenas confirmam o que imagino de ti :-)
    Irei responder ao desafio, logo, logo... prometo!

    Beijinho grande e saudades!

    ResponderEliminar
  3. 1 - Existe um livro que relerias várias vezes?
    "O fio da navalha" e o "Só"
    2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
    Vários...
    3 - Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?
    Uma biografia... talvez do Nelson Mandela
    4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
    Se gostasse de ter lido leria... em 60 anos não há desculpas!
    5 - Que livro leste cuja «cena final» jamais conseguiste esquecer?
    "O Fim da Aventura do Graham Greene
    6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?
    Livros de "A biblioteca dos rapazes"
    7 - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
    Nenhum... não tenho espírito de sacrifício para inutilidades.
    8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.
    Gosto de livros históricos, biografias, ensaios intimistas...
    9 – Que livros estás a ler?
    "Paradoxos da democracia" de João de Almeida Santos, Edição Fenda

    ... e foi um prazer imenso ter respondido ao teu tão amável desafio.
    Beijos

    PS - E aqui vai um abração para o Miguel a quem já não vejo há anos, apesar de vivermos na mesma terrinha e termos convivido bastante na nossa adolescência.

    ResponderEliminar
  4. Pois é mfc!
    Já vi o blogue e descobri que és cá da Póvoa, mas não consegui ligar a profissão, o nome e a pessoa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Andy pelo convite ao desafio, aceito!
    Gostei das tuas respostas, oportunamente conheci-a um pouco mais... Fiquei feliz...
    Lendo os amigos aprendemos muito!!

    Deixo um beijo, com sorriso...

    ResponderEliminar
  6. Miguel,
    eu é que agradeço, foi com muito gosto. Estes desafios para além de quebrarem a monotonia, são sempre momentos bons de reflexão e partilha.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  7. Maria João,
    fico muito contente por teres aceite o desafio!

    um grande beijinho
    e abraço cheio de amizade

    ResponderEliminar
  8. Bya,
    muito obrigada!
    Quem idealizou este desafio, fê-lo bem :-).

    obrigada pela sua presença
    beijinho!

    ResponderEliminar
  9. mfc,
    agradeço imenso a tua participação e partilha, ficam aqui algumas sugestões importantes, e de facto, conhecer um pouco do que cada um lê é uma forma muito válida de conhecermos um pouco mais sobre as pessoas.
    Beijinho e mais uma vez Obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Márcia,
    obrigada sobretudo pelo sorriso mas também por ter aceite o desafio :-)... fico muito contente!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. mfc e Miguel, fico contente por se terem reencontrado por aqui! :-)

    ResponderEliminar
  12. Andy
    Eu disse que fazia link e fiz, agendando, como é meu hábito, mas só agora vi que não entrou e forcei agora. O Blogger não tem andado muito católico, sobretudo na formatação, pelo que peço desculpa.
    Está aqui o link:
    http://contra-faccao.blogspot.com/2011/08/ecos-da-blogosfera-11-ago.html

    ResponderEliminar
  13. Miguel, não precisas pedir desculpa...tranquilo.
    Eu é que agradeço mais uma vez! nunca pensei estar à altura... :-)

    E sim, o Blogger anda estranho.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  14. querida amiga,
    acabo de regressar do sul onde estive uns dias à procura do norte :); sigo para esposende, onde devo permanecer, ainda que com intermitências, até perto do final do mês. estou, por isso, muito condicionado em termos de utilização da internet (limito-me a aceitar comentários, mas, ainda assim, lá consegui postar uma crónica sobre os concertos do sw 2011 a que pude assistir). todavia, o desafio em que me incluis (dos bons e que aproveito para agradecer) não está esquecido. dentro em breve, talvez juntamente com um post, alinharei toda a resposta com o maior gosto.
    um beijinho!
    p.s. é por via de propostas como esta que nos desvendamos verdadeiramente.

    ResponderEliminar
  15. Jorge,
    já espretei o viagens e desfrutei da tua belíssima crónica sobre os concertos :-)!
    Quanto ao desafio sem pressas. Continuação de boas férias!
    Beijinho, amigo!

    ResponderEliminar
  16. Andy,

    Grato, caríssima, pelo desafio lançado e, principalmente, pelo significado que ele representa no campo da amizade.

    Vou responder com todo o gosto, como não poderia deixar de ser!

    Uma boa semana

    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Petrus,
    que bom :-)!

    um grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Andy,
    Tenho estado de férias, intencionalmente longe do computador, e só esta semana estou a regressar a estas lides, mas devagar, muito devagar...
    Fiquei sensibilizado por te teres lembrado de mim, senti-me bastante honrado. Embora, por norma, não seja muito receptivo a este tipo de desafios, prometo que vou tentar corresponder.
    Obrigado, mais uma vez, pela lembrança.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  19. AC,
    a honra é toda minha pela vossa presença!
    Quanto ao desafio, sem pressas e só se for possível, seria um prazer.

    Beijinho! :-)

    ResponderEliminar
  20. Andy
    Já viste que estás no Top 10 do Contra-Facção?
    Não sei o que se passou, mas agora tenho muitos visitantes suecos...
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sério? mas isso é uma honra! :-) acredita!
      estive a reler este desafio, que saudades deste tempo...! :-)
      obrigada Miguel, e um enorme beijinho!

      Eliminar