29.1.10

"clarinha sentia-se bem consigo mesma mas, para ser todavia feliz, pensou em nunca se entregar a um homem. encostada à parede da sua casa, como estava quando o sol se pôs, decidiu conservar para sempre aquela calma, um sossego em cada coisa, cada coisa sob sua decisão e só a si obedecendo. dizia, no entanto, que era mulher de muita mantença, era expressão de dizer que muito lhe faltava e lhe dava avidez de o conseguir. sim, a cada dia lutava por quanto lhe aprouvesse, numa satisfação bastante, porque se bastava com muito e sentia até orgulho nisso. e mais dizia, não me abéce comer sono, sou mais dada a estar acordada e sustentar-me das boas ideias da terra. os morangos eram das melhores ideias que a terra podia ter, e clarinha deitava-lhes açucar e engordava à força de tanto os comer. e voltava a dizer, a mim só me abéce isto, quilos de morangos a embelezarem-me os interiores. depois, fechava a boca gulosa, sorria, e ficava bojuda de sol, tanta luz irradiava da sua satisfação.
...
atirava-se para trás na relva densamente verde. no fim de tarde apaziguador o calor tornava o verão benigno, todo o seu corpo recebia o tempo, todo o seu corpo sentia o tempo, mais nada lhe faltaria sob aquela cor parda espalhada por todo o lado. olhava os campos, os cultivados e os de velho, pensava quando seria vez de voltar a plantar em cada lugar..."
.
valter hugo mãe
excerto do conto "os campos de velho"

2 comentários:

  1. sabes que estou apaixonada pela escrita deste homem?estou ansiosa por comprar o último dele...a ver se o faço amanhã.
    já leste o "remorso do baltazar serapião"? Se ainda não não demores :))))

    ResponderEliminar
  2. "a mim só me abéce isto, quilos de morangos a embelezarem-me os interiores."
    Onde encontrar esses frutos de cor viva cuja magia seja a bastante para acender pauis onde os frutos se recusam a multiplicar? Onde?...

    ResponderEliminar

neblina

o rasto de fumo apagava-se na porta entreaberta e ficava o silêncio da noite e uma ou outra palavra por dizer. O cheiro do cigarro apagado e...