10.8.09

Dríade


"As ninfas são espíritos, geralmente alados, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas.
Apesar de serem consideradas divindades menores, espíritos da natureza, as ninfas são divindades às quais todo o mundo Helénico prestava grande devoção e homenagem, e mesmo temor. Não podemos esquecer que,de acordo com a mitologia grega, Hérmia era a rainha das fadas e ninfas.
A dríade ou dríada, na mitologia grega, era uma ninfa associada aos carvalhos. De acordo com uma antiga lenda, cada dríade nascia junto com uma determinada árvore, da qual ela exalava. A dríade vivia na árvore ou próxima a ela. Quando a sua árvore era cortada ou morta, a divindade também morria. Os deuses frequentemente puniam quem destruía uma árvore. A palavra dríade era também usada num sentido geral para as ninfas que viviam na floresta.
As driades também eram consideradas feiticeiras na mitologia nórdica.Mas há outras fontes que apontam que elas eram criaturas mitologicas que habitavam as florestas e bosques e davam presentes aos homens que as protegiam de lenhadores, quando ficavam furiosas elas engoliam os homens e eles nunca mais eram vistos outra vez."

Sem comentários:

Enviar um comentário